top of page

OS CARBONOS

“Você já ouviu alguma música tocada pelos Carbonos, e eu posso provar!” A frase provocativa é o fio condutor deste documentário que narra a história dos irmãos Carezzato - Mário, Beto e Raul - que formaram uma das bandas mais atuantes do país entre as décadas de 1960 e 1980, Os Carbonos.  Uma banda que viveu o paradoxo de ter gravado milhares de músicas, hits que sabemos de cor, sem que saibamos seu nome. 

Desconhecidos do público, Os Carbonos é um grupo musical com uma história singular. Descendentes de uma tradição musical - os irmãos Carezzato são sobrinhos dos Trigêmeos Vocalistas - os Carbonos começam sua carreira nos anos 60, obtendo imensa fama inicialmente pela especialidade inovadora na reprodução fiel de sucessos estrangeiros. Tal habilidade serviu como uma luva para os interesses das gravadoras que, no mais explícito “jeitinho brasileiro”, passaram a colocar no mercado covers no lugar de gravações originais, numa época em que as produções internacionais podiam demorar anos para chegar no Brasil. Tal prática vai ser desvelada no documentário, assim como a prática que André Barcinsky, no livro “Pavões Misteriosos”, chamou de “falsos gringos”, a de se lançar artistas brasileiros apresentados como internacionais.  Com a evolução do mercado, os Carbonos se tornam uma das bandas de estúdio mais atuantes do Brasil.

m_7954ca.jpg
Os Carbonos - As 12 Mais da Juventude Vol 1_Cap1.jpg
sddefault.jpg
836591579176121.jpg.webp

A partir daí, o filme retrata a trajetória do grupo dentro dos estúdios que abrange, surpreendentemente, da música dançante de Jorge Ben Jor, ao sertanejo raiz de Milionário & Zé Rico; da música romântica de Wanderley Cardoso, ao rock do Camisa de Vênus. A passagem pelo brega, com artistas como Nelson Ned, Amado Batista e Beto Barbosa. Já, entre os sertanejos, temos nomes como João Paulo & Daniel, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, Sergio Reis, Leandro & Leonardo, Mato Grosso & Matias, Roberta Miranda e Rio Negro & Solimões. Engrossam a lista grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Agnaldo Rayol, Ângela Maria, Zizi Possi e Gal Costa. Enfim, de músicas que fazem parte do imaginário popular como "Feelings" (Morris Albert) ou “Summer Holiday” (Terry Winter), até a música clássica; de discos infantis, até discos que chegavam às lojas com uma tarja que dizia “censura 18 anos”; de coletâneas de sucessos internacionais, a trilhas de novelas; de artistas famosos consagrados, até novatos desconhecidos, o talento dos Carbonos permeou todo mercado durante décadas. 

Dessa forma, o documentário explora as curiosidades e histórias por trás das produções dos grandes sucessos da época enquanto aborda o ritmo frenético de trabalho da banda, que fazia com que produzisse até 3 LPs em um único dia,  trabalhando de segunda a sábado por mais de três décadas. 

Em um cálculo conservador, os Carbonos gravaram mais de 11 mil canções, o que os colocaria no Guinness World Records. No entanto, seu nome não é encontrado lá.  Mesmo conseguindo realizar tantas produções de sucesso, a banda acabou sendo prejudicada e sofrendo uma injustiça tanto histórica quanto financeira. Músicos de estúdio raramente recebiam créditos nos discos, e mesmo sendo uma das bandas mais influentes da época, Os Carbonos não receberam todos os direitos sobre as produções.

Verdadeiros operários da música, trabalhando nos bastidores, criando sucesso atrás de sucesso, os Carbonos foram responsáveis por definir tendências e estilos que marcaram a história da música brasileira. Porém, como heróis injustiçados, sua história permaneceu oculta… até agora.

A-1342501-1463346446-2069.jpg
967289_513301362051657_873367379_o.jpg

História Secreta do Pop Brasileiro - Episódio 3 Os Carbonos
Dir. André Barcinski
Material usado apenas para pesquisa.

Este vídeo contém material cedido exclusivamente para pesquisa. A comercialização é proibida. Pedimos a colaboração de todo
s para respeitar os direitos dos criadores.
Agradecemos pela compreensão e cooperação.

 

Material Bruto
Timeline Diária 4 - 
Início Os Carbonos 

bottom of page